Vídeo de pessoas ‘brincando’ em câmera de gás desativada gera revolta


pega-pega-polonia2
Vídeo de pessoas ‘brincando’ em câmera de gás desativada gera revolta
PUBLICIDADE

Gravado em 1999, um vídeo acabou gerando revolta apenas agora, depois de ter sido exposto em um museu de Cracóvia, na Polônia. Nas imagens, um grupo de pessoas aparece nua e brincando de pique-pega. As cenas seriam esquisitas mas inofensivas, não fosse por um detalhe: o artista, Artur Żmijewski, registrou as cenas dentro de uma câmara de gás, do campo de concentração de Stutthof, onde mais de 65 mil pessoas foram mortas.

pega-pega-polonia

As cenas geraram revolta, especialmente entre aqueles que sobreviveram ao massacre, bem como as famílias daqueles que perderam suas vidas. Agora o presidente da Polônia, Andrzej Duda, vem sendo pressionado para se posicionar diante da polêmica e explicar como os artistas conseguiram entrar na câmara de gás.

Grupos envolvidos com a preservação da memória do país e dos direitos dos sobreviventes pressionam as autoridades, em especial o presidente, para que condene a ação dos artistas e questiona a validade artística do vídeo, bem como o caráter artístico daqueles que aparecem nas imagens.

PUBLICIDADE

Faça um Comentário

log in

reset password

Back to
log in